Brasília reúne autoridades do setor portuário na próxima terça-feira (20)

Brasília reunirá autoridades do setor portuário na próxima terça-feira (20) para as comemorações dos 25 anos da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP). Uma entidade que representa as atividades econômicas e os interesses das operações portuárias e dos operadores portuários. É composta por 12 associados espalhados pelo Brasil e que, juntos, representam os principais portos do País.

Já estão confirmadas várias autoridades, entre elas: o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, o Almirante de Esquadra da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa Junior, diretores da Antaq, presidentes dos Sindicatos de Operadores Portuários de todo o Brasil, além do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e os deputados federais Júnior Bozzella (PSL-SP), Rosana Valle (PSB-SP).

O evento contará com a palestra do economista, professor e especialista na área portuária, Gesner Oliveira, e terá como tema: Os desafios do Setor Portuário Brasileiro.

UM POUCO DA FENOP

A FENOP iniciou suas atividades em 1º de agosto de 1994 e chega à maturidade se adequando à nova legislação portuária no Brasil. Busca a competitividade do Sistema Portuário brasileiro e a representatividade do setor empresarial responsável pelas operações portuárias. Defende a competitividade e plena concorrência, com liberdade de preços, nos dois regimes de atuação privada no setor portuário, como atividade econômica essencial regulada.

A FENOP debate as questões envolvidas, em especial nas avaliações das melhores práticas mundiais, na busca de análises e conclusões que efetivamente garantam a competitividade do Brasil no comércio mundial.

SOBRE O PALESTRANTE: GESNER OLIVEIRA

Doutor em Economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley, Mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração da EAESP/FGV, Professor Visitante da Universidade de Columbia/EUA (2006), Presidente da Sabesp de 2007 a 2010, quando recebeu o prêmio Empresário Ambientalista do PNBE e o prêmio Dirigente Público Empreendedor. No setor público, foi Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), secretário interino de acompanhamento econômico do Ministério da Fazenda e secretário adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Fenop – vivendo os seus primeiros 25 anos a serviço da permanente modernização portuária brasileira.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

DIA: 20 de agosto – terça-feira

VI ENAPORT – Encontro Nacional de Operações Portuárias
8h às 12h – Allia Gran Hotel Brasília Suítes.

CERIMÔNIA COMEMORATIVA – 25 ANOS DA FENOP
14h30 às 18h – Palestra
19h – Coquetel
Clube Naval de Brasília

DIA: 21 de agosto – quarta-feira

IX CONOGMO – Congresso Nacional de OGMOs
8h30 às 18h – Allia Gran Hotel Brasília Suítes.